
A Terapia Reichiana para crianças se concentra em identificar e trabalhar com padrões que estão começando a tornar-se disfuncionais, muitas vezes resultantes de traumas ou marcas emocionais. Através do campo terapêutico, da relação terapeuta-criança, do brincar e de exercícios, a abordagem busca desbloquear tensões emocionais e promover a regulação emocional. Combinando psicologia, yoga para crianças e técnicas de respiração, visa favorecer o desenvolvimento saudável, o equilíbrio emocional e o bem-estar físico.
A orientação familiar é uma parte importante deste processo já que busca identificar qual campo relacional é mais adequado para apoiar a criança em seu desenvolvimento neste momento.
A medicalização é importante e por vezes necessária, porém o foco deste trabalho é ir além disso. É incluir as potencialidades e possibilidades que a criança já tem, fortalecer este contato e fazer um acompanhamento próximo através do processo terapêutico de forma a assegurar que a criança estará apoiada nas suas questões.
Já imaginou as crianças terem a oportunidade de desenvolverem a consciência corporal aliada a consciência respiratória e a regulacão emocional desde cedo! A Terapia Reichiana para crianças se concentra em identificar e trabalhar com padrões que estão começando a tornar-se disfuncionais, muitas vezes resultantes de traumas ou marcas emocionais. Através do campo terapêutico, da relação terapeuta-criança, do brincar e de exercícios, a abordagem busca desbloquear tensões emocionais e promover a regulação emocional. Combinando psicologia, yoga para crianças e técnicas de respiração, visa favorecer o desenvolvimento saudável, o equilíbrio emocional e o bem-estar físico.
A orientação familiar é uma parte importante deste processo já que busca identificar qual campo relacional é mais adequado para apoiar a criança em seu desenvolvimento neste momento.
Como funciona o processo terapêutico infantil:
Nosso processo terapêutico é cuidadosamente estruturado para garantir que cada criança seja acolhida em sua singularidade e acompanhada com empatia e profissionalismo:
Primeiros encontros – Anamnese com os pais:
Iniciamos com 1 a 2 sessões para conhecer melhor a história da criança , compreender a queixa principal dos pais o contexto de vida e os motivos da procura da terapia.
Construção do plano terapêutico em conjunto com os pais:
Em seguida, realizamos de 2 a 3 atendimentos com a criança para observação, avaliação e definição das áreas que precisam de mais atenção. Com base nisso, elaboramos um plano terapêutico infantil individualizado, que será o guia inicial do processo.
Devolutiva e início do acompanhamento:
Após essa etapa, apresentamos a proposta terapêutica para os pais e esclarecemos todas as dúvidas.
A partir daí, damos início ao processo de acompanhamento contínuo, respeitando o ritmo e necessidades da criança.
Aqui está um diferencial deste trabalho, que é alinhado passo a passo com a família. A família atua como protagonista do processo, apoiando a construção deste processo terapêutico, e sendo orientada durante todo o percurso.
Nosso objetivo é oferecer um espaço seguro para a criança, mas que trabalhe também toda a família promovendo os laços afetivos e mudanças mais significativas.